Neste tutorial, iremos aprender a configurar o Arduino IDE, carregar um programa de exemplo e modificá-lo.
No post “Aprenda Arduino com nosso Mega Kit”, você conheceu cada item do Mega Kit e aprendeu a instalar o ambiente de programação, o Arduino IDE. Neste tutorial, iremos aprender a configurar a IDE, carregar um programa de exemplo e modificá-lo.
Após instalar o Arduino IDE, vá até o ícone no desktop ou busque onde você salvou o aplicativo e abra. Ao abrir, você verá algo como abaixo:
Na linha superior, podemos ver os menus e abaixo dela, alguns ícones. A área branca é onde se digita o programa e abaixo dela, temos uma região para diversos tipos de mensagens. Na parte braca, podemos ler:
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void setup() {
// put your setup code here, to run once:
}
void loop() {
// put your main code here, to run repeatedly:
}
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Essa é a estrutura básica de um programa de Arduino. Esse programa está vazio, nele existem duas partes importantes: o que vem depois de void setup() entre {} (chaves) e também o que vem depois de void loop() entre {}.
Um programa é um conjunto de comandos que são executados em sequência, como em uma receita de bolo.
Tudo que vem dentro da seção setup é executado somente uma vez quando ligamos o Arduino. Setup quer dizer “ajuste” e é nessa seção que colocamos toda a configuração para que as coisas funcionem depois. Todos comandos dentro de loop são executadas ordem sequencial até o final, e depois o primeiro comando volta a ser executado até desligarmos a placa.
Agora, vamos conectar o Arduino UNO ao USB do computador e enviar o programa para a placa. É muito fácil!
Depois de conectado, precisamos dizer a IDE qual modelo de placa estamos usando. Vá na aba “Tools”/”Ferramentas”, “Board”/”Placa” e selecione “Arduino/Genuino Uno”.
Caso ela não esteja nas opções, instale-a seguindo os comandos: “Tools”/”Ferramentas”, “Board”/”Placa”, “Boards Manager” e digite o nome da placa. Em seguida, clique em “Install”/”Instalar”.
Só precisamos fazer mais um ajuste e estaremos prontos para enviar o programa! Na mesma aba “Tools”/”Ferramentas”, temos a opção “Port”/”Porta”. No Windows, a porta aparecerá da seguinte forma: “COM + número”, como por exemplo, “COM75”. Selecione a porta onde sua placa está conectada e, caso o LED do Arduino não acenda, troque a porta no programa ou no computador (entrada USB).
No Mac e no Linux, teremos mais opções, mas geralmente a porta correta é a que se encontra no topo, elas aparecem dessa forma: “/dev/tty.usbmodemXXXX” ou “/dev/ttyUSBn”.
Lembrando que a opção “Porta”/”Port” só estará ativada se o Arduino estiver conectado na entrada USB.
Abra “File”/Arquivo”, vá em “Examples”/”Exemplos”, depois em “Basics” e selecione “Blink”.
Aparecerá o seguinte programa:
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/*
Blink
Turns on an LED on for one second, then off for one second, repeatedly.
Most Arduinos have an on-board LED you can control. On the UNO, MEGA and ZERO
it is attached to digital pin 13, on MKR1000 on pin 6. LED_BUILTIN is set to
the correct LED pin independent of which board is used.
If you want to know what pin the on-board LED is connected to on your Arduino model, check
the Technical Specs of your board at https://www.arduino.cc/en/Main/Products
This example code is in the public domain.
modified 8 May 2014
by Scott Fitzgerald
modified 2 Sep 2016
by Arturo Guadalupi
modified 8 Sep 2016
by Colby Newman
*/
// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
// initialize digital pin LED_BUILTIN as an output.
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
delay(1000); // wait for a second
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW
delay(1000); // wait for a second
}
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Na primeira parte, temos uma anotação que explica o que o programa faz, quem fez e quando foi feito. Tudo que está entre os símbolos /* e */ é considerado uma anotação/comentário de mais de uma linha e não vale como programa. Ainda nesse bloco, os símbolos // também se referem a uma anotação/comentário, mas apenas de uma linha.
No setup, temos o comando pinMode. Esse é o primeiro comando (ou instrução) que o programa vai executar. Traduzindo para o português, ele significa: O LED_BUILTIN da placa é uma saída.
No Arduino UNO, LED_BUILTIN se refere ao pino 13 que está conectado ao LED da placa.
Cada linha de comando termina com o símbolo ; (ponto e vírgula). Essa é a forma de dizer ao programa que chegamos ao fim do comando. Entre os símbolos () (parênteses) estão os parâmetros, ou seja, valores, do comando: LED_BUILTIN e OUTPUT (saída).
No loop, o comando digitalWrite é usado para ligar (HIGH) ou para desligar (LOW) a eletricidade, neste caso na saída 13, onde está ligado o LED. O comando delay é usado para fazer o Arduino aguardar por determinado tempo antes de executar o próximo comando. O valor 1000 é equivalente a um segundo, assim como 2000 faria esperar por dois segundos. Quando o último comando é executado, o programa volta para a primeira do loop até que a placa seja desligada.
Vamos experimentar mudar as durações dentro de delay e enviar novamente para o Arduino. Na primeira linha, aonde tem delay(1000), escreva delay(2000) e depois envie com o botão “Upload”. Você vai notar que o LED fica aceso por mais tempo e apagado o mesmo tempo que ficava antes.
Agora, aperte o botão “Upload”, conforme a imagem a seguir:
A IDE vai automaticamente fazer o necessário para enviar o programa para a placa e, no final, aparecerá algo como na imagem abaixo. Note que agora existem mensagens na parte de baixo da IDE:
O “Done uploading” significa que está tudo correto! Agora sua placa Arduino deve estar piscando um LED: