Display Shield LCD com Teclado
R$ 60,00
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Este Arduino Shield para Teclado e LCD (conector de pino macho) dispõe de um display azul de 16×2 caracteres e 6 botões momentâneos, da esquerda para a direita, SELECT, ESQUERDA, PARA CIMA, PARA BAIXO, DIREITA e RESET. Este Shield pode ser conectado diretamente ao seu Arduino UNO, Duemilanove ou MEGA. O pinos digitais 5, 6, 7, 8 e 9 são usados como interface para o LCD. Características: • 16×2 azul tela LCD • Contraste ajustável • Utilizando interface modificada LCD4Bit e a biblioteca LiquidCrystal LCD Foi modificada a interface LCD4Bit como segue: A fim de preservar a porta SPI para uso futuro, os pinos de IO digitais DB7 a 10 e os pinos 12 e 11 utilizados na biblioteca original LCD4Bit foram movidos para DB4 a 7 e pinos 8 e pino 9, respectivamente. TECLADO O teclado é composto de 5 botões – SELECT, ESQUERDA, PARA CIMA, PARA BAIXO e DIREITA, mais um botão de RESET. Para economizar os recursos de IO digitais , a interface do teclado utiliza apenas um canal de ADC. O valor da tecla é lido através de um divisor de tensão de 5 estágios. Quando a tecla é pressionada, o ADC lê o valor da tensão através do divisor de tensão e, depois, o valor de tensão é comparada à tensão de limiar do valor armazenado em uma matriz para identificar qual tecla foi pressionada. Especificações: Tensão de funcionamento: 5VDC Dimensões: 80 x 58 x 22mm Peso: 52 g |
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Shield LCD 16×2 com Keypad
O shield LCD 16×2 com Keypad (teclado) é um componente útil se quisermos montar algum tipo de painel que necessite de entrada de dados ou controle por meio de botões. Pode ser utilizado para digitar uma senha, selecionar uma opção em um menu ou até mesmo controlar os passos de um robô.
Este shield possui um display LCD 16×2 com backlight (luz de fundo) azul, e 5 botões customizáveis, além de um botão de reset do Arduino. O ajuste do contraste é feito pelo parafuso do trimpot/potenciômetro acima do display, à esquerda (em azul). Além disso, a placa possui furos para soldagem de barras de pinos, cuja função veremos em breve.
Para o programa de teste, não é necessário o uso de nenhuma biblioteca especial. Usaremos a já conhecida LiquidCrystal, e para determinar qual botão foi pressionado, faremos a leitura da porta analógica A0 :
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// Programa : Teste LCD 16x2 com Keypad // Autor : Arduino e Cia #include LiquidCrystal lcd(8, 9, 4, 5, 6, 7); void setup() { lcd.begin(16, 2); lcd.setCursor(0,0); lcd.print("Arduino e Cia"); lcd.setCursor(0,1); lcd.print("Tecla :"); } void loop() { int botao; botao = analogRead (0); //Leitura do valor da porta analógica A0 lcd.setCursor(8,1); if (botao < 100) { lcd.print ("Direita "); } else if (botao < 200) { lcd.print ("Cima "); } else if (botao < 400){ lcd.print ("Baixo "); } else if (botao < 600){ lcd.print ("Esquerda"); } else if (botao < 800){ lcd.print ("Select "); } } |
Informação adicional
Peso | 1,0000 kg |
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Dimensões | 0,0000 × 1,0000 cm |